TERAPIA OCUPACIONAL

O objetivo final da Terapia Ocupacional é habilitar ou reabilitar o indivíduo para desempenhar, de forma satisfatória, suas atividades de vida diária: autocuidado corporal, atividades rotineiras da vida pessoal (direção veicular, uso de aparelhos de comunicação, finanças pessoais etc.), trabalho, estudo, lazer e participação social.

Para atingir este objetivo, o terapeuta utiliza atividades terapêuticas e recursos de tecnologia assistida (adaptações, cadeiras de rodas, órteses, recursos de informática, entre outros).

A ideia é adaptar o ambiente e/ou os acessórios utilizados no dia a dia do paciente, para torná-lo mais autônomo e seguro em sua rotina ocupacional e no desempenho das tarefas.

Avaliação e tratamento nos casos em que a biomecânica dos membros superiores está comprometida em função de sequelas ou de distúrbios neurológicos ou ortopédicos, além de queimaduras, que impeçam o funcionamento dos mesmos.

O programa inclui tratamento cicatricial de feridas cirúrgicas ou queimaduras, controle da dor e edema, fortalecimento muscular e reeducação sensorial, visando a recuperação da sensibilidade, a reabilitação da função de preensão e a coordenação motora fina – para que o membro afetado possa desempenhar satisfatoriamente as atividades de vida diária.

Também faz parte do programa a confecção de órteses (aparelhos estáticos ou dinâmicos confeccionados com material termoplástico sob medida para os membros superiores) indicadas para tratamento pós-operatório, prevenção ou correção de deformidades e para auxiliar no desempenho das atividades cotidianas.

Avaliação, indicação e treinamento do paciente para uso de cadeiras de rodas e outros equipamentos que permitam a postura adequada para a execução das atividades cotidianas, especialmente as que utilizam a postura sentada, como o uso de computador, o ato de dirigir, a prática de esporte adaptado e a higiene corporal em cadeira especial para uso no banheiro.
São dispositivos destinados a apoiar ou mobilizar uma parte do corpo que esteja em processo de reabilitação, com o objetivo final de prevenir ou corrigir deformidades e auxiliar na recuperação físico-funcional dos membros superiores e inferiores.
Tem como foco todo o escopo das atividades cotidianas do ser humano – autocuidado corporal, atividades rotineiras da vida pessoal.

A partir da avaliação do status de autonomia, segurança e satisfação para o desempenho destas atividades, é feito o treinamento para implementar as melhorias necessárias, como a indicação de adaptações e acessórios especiais e a modificação no processo de execução das tarefas, a fim de se adequarem ao nível funcional do indivíduo e seu potencial.

AGENDE SUA
CONSULTA AGORA

3686-0901

Agendamento por telefone de  SEG à SEX
das 7h às 20h e SAB das 8h às 13h.

Se preferir, ligamos para você.

Informe os dados abaixo:

ENDEREÇO: STN, Bloco N, Ed. Jaime Leal, Salas 223 a 232, Asa Norte, Brasília - (Próximo ao Boulevard Shopping).

AGENDE SUA CONSULTA
PELO WHATSAPP

SE PREFERIR LIGUE

3686-0901

Agendamento por telefone de  SEG à SEX
das 7h às 20h e SAB das 8h às 13h.

ENDEREÇO: STN, Bloco N, Ed. Jaime Leal, Salas 223 a 232, Asa Norte, Brasília - (Próximo ao Boulevard Shopping).